Conheça a Infanta D. Maria Ana de Bragança...
Maria Ana de Bragança foi Infanta de Portugal, filha da rainha D. Maria II de Portugal e do rei D. Fernando II e irmã de rei D. Pedro V.
Casou-se com apenas 15 anos em 1859, com o então príncipe Jorge da Saxónia e futuro Rei, ganhando o título de Princesa-Hereditária da Saxónia.
Depois do casamento com o princípe Jorge da Saxónia, este não deixou uma boa impressão junto da família uma vez que mal se dirigia à noiva e não esteve presente numa ida ao teatro para a qual tinha sido convidado. Nessa mesma aparição, a princesa foi vista a chorar. Tiveram oito filhos, mas D. Maria Ana viveu num casamento infeliz, dado que o seu marido não correspondeu às expectativas e às qualidades da infanta portuguesa e da família da mesma.
Por volta de 1883, o seu filho mais novo, o príncipe Alberto da Saxónia, adoeceu gravemente, o que levou D. Maria Ana a cuidar dele durante vários meses até este recuperar. Este esforço acabaria por lhe ser fatal, morrendo de esgotamento, antes de o marido ascender ao trono da Saxónia. Foi sepultada na Catedral da Santíssima Trindade em Dresden, na Alemanha.
A rainha D. Estefânia, esposa do irmão de D. Maria, descreve-a como: "uma pessoa encantadora, boa, generosa, notavelmente ajuizada para a sua idade, sem o menor egoísmo, respeitada e amada por todos nós (...) Jorge da Saxónia achou um verdadeiro tesouro”.